Be-Marche: Noites de Berlioz

blog-image
Compartilhe

Thiago Soares retorna ao Theatro Municipal do Rio 

Em 1996, Thiago Soares iniciava sua trajetória no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Agora, 23 anos depois, o artista que alcançou o posto de primeiro bailarino do Royal Ballet – um dos mais importantes do mundo – retorna às origens para coreografar “Be-Marche: Noites de Berlioz”. A homenagem, que tem estreia marcada para o dia 20 de abril, às 17h, comemora os 110 anos da instituição e lembra os 150 anos de falecimento do compositor francês.

O espetáculo será executado pelo corpo de balé do Municipal e sua orquestra, sob a regência do maestro Carlos Prazeres. Além disso, o projeto conta com reforços de peso, como: o criativo Oskar Metsavaht na a direção de arte, Yann Seabra e Renato Cruz (assistente) com os figurinos e a iluminação a cargo de Maneco Quinderé.

A obra “Be-Marche: Noites de Berlioz”, que tem sido moldada para os artistas do Municipal, conta com dois atos. O primeiro traz os famosos contos de “Le nuit d’ete”, no qual os cantores interagem com os bailarinos.  O segundo ato leva ao palco todo o ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inclusive artistas mais sêniores da companhia, numa emocionante e grandiosa encenação.

“É muito lindo poder voltar e ainda criar algo para a companhia. O Berlioz é um compositor robusto, com orquestrações enormes, um cara presente na época das revoluções de Napoleão. É uma produção grande! Minha ideia é, claro, fazer algo inspirado na história dele, mas também quero falar, de uma maneira não literal, da história do Municipal, da força que esse teatro e sua companhia têm”, adianta Thiago Soares.

Retornar ao Municipal é também um pontapé inicial para a nova fase da carreira do artista. Este ano, Thiago passa a ser o primeiro bailarino convidado do Royal e, com isso, terá mais tempo para se dedicar aos seus projetos pessoais. Com o programa em homenagem a Berlioz, o artista pretende contribuir para um futuro mais próspero desse grande ícone da cultura carioca.

“Trazer o Oskar, que é um cara que representa tão bem nosso país lá fora, é uma forma de mostrar os caminhos que o Municipal pode percorrer, caminhos de inovação e de renovação. Já o Maneco é um dos melhores iluminadores do país e têm uma história longa com o teatro. São nomes que estão à altura da excelência do nosso Municipal”, conclui o bailarino.

 

Sobre o programa

“As noites de Berlioz” vai oferecer ao público carioca uma oportunidade única de conhecer o trabalho de Thiago Soares como coreógrafo. O espetáculo de balé neoclássico reunirá bailarinos da companhia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação terá regência do maestro Carlos Prazeres, titular da Orquestra Sinfônica Brasileira.  No programa, a OSTM irá interpretar, de Berlioz, dois movimentos da “Sinfonia Fantástica”, a abertura “Carnaval  Romano”, a "Marcha Troiana" da ópera “Les Troyens” e o ciclo de seis canções “Les nuits d’été”, com poemas de Theophile Gauthier. As canções terão como solistas Cinthia Fortunato (soprano), Lara Cavalcanti (mezzo soprano) e Geilson Santos (tenor). 

 

Quando e Onde

20 de abril, sábado, às 17h00
25 e 26 de abril, quinta-feira e sexta-feira, às 20h00
27 e 28 de abril, sábado e domingo, às 17h00

21 de abril, Domingo de Páscoa, às 11h00 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano s/n° – Centro
Ingressos na bilheteria ou no ingressorapido.com

 

Muito obrigado por ter chegado até aqui...

Mas não se vá ainda. Ajude-nos a manter de pé o trabalho da Dança Brasil

O jornalismo vigia a arte da dança. Fiscaliza o poder em todas as suas dimensões.

Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.

Há 27 anos Dança Brasil exercita o jornalismo transparente e o espírito crítico, fiel à verdade factual, atenta a diversidade cultural na área da dança.

Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.

Faça parte da Dança Brasil assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.

A arte da dança agradece.

Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual apenas R$ 55,00

https://www.paypal.com/webapps/hermes?token=32F02702HK5524050&useraction...