O EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA BACHATA

Compartilhe

ÉRICA MENEZES – O EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA BACHATA

  A Bachata nasceu nos anos 60 na República Dominicana e tem como principal característica do seu ritmo a percussão. Como estilo de dança, a Bachata ganhou o mundo e ficou conhecida principalmente por sua alegria e sensualidade.  E apesar de ser mais popular ao ser dançada em casal, ela vem ganhando cada vez mais o mercado como dança solo também.

    E foi através de sua paixão e dedicação pelo ritmo que a dançarina, professora e coreografa Érica Menezes, 33 anos, montou seu grupo de dança de bachata para mulheres, o Bachaladies. O grupo formado por suas alunas e admiradoras de bachata já está em seu terceiro ano de formação. E tem por diferencial estudar a cada temporada uma música que é usada no vídeo clipe feito para o encerramento do curso. A ideia que une qualidade, dança e criatividade, rendeu a Érica, elogios e publicações em redes sociais nacionais e internacionais especializadas em dança.

   Além de desenvolver a bachata com suas alunas, o projeto tem por objetivo trabalhar a timidez, autoestima e ensinar o quanto é importante ter um olhar belo e positivo sobre si, e tudo isso através da arte de dançar. Fazem parte do grupo dançarinas profissionais e amadoras que visam se desenvolver a cada dia.

  Érica Menezes começou a dançar aos 12 anos por pura diversão, porém com passar do tempo, o que era apenas uma atividade física virou também sua profissão. Entre os estilos que estudou estão o Forró, Bolero, Soltinho, Lindy Hope, Salsa, Samba de Gafieira, Cha Chá e a Bachata, sua principal paixão da qual se especializou.

  Sempre dedicada e buscando se aperfeiçoar, Érica estudou com dançarinos renomados nacionais e internacionais como Letícia e Gabriel, Daniel e Desireé, Ronald e Alba, Ataca e La Alemana, Samy e Carolina, Morgan e Monique. E não demorou para começar a ministrar aulas em grandes escolas de dança de São Paulo, entre elas; Carine e Rafael Dance School e Dance4all.

   Além das aulas, a competição sempre esteve presente em sua vida e por causa disso dedica diariamente horas e horas entre ensaios e treinos. E tanta dedicação rendeu a Érica e seu ex-parceiro Paulo Felix importantes títulos, são eles:3º lugar no Brasil Latin Open 2019, 2º lugar no Brasil Latin Open 2018 e 5º lugar no sul americano Brasil Latin Open 2018. Além de serem os primeiros brasileiros a representarem o Brasil no Euroson Latino de 2019.

  Mas foi a partir de 2020, pensando em se renovar e buscar novos projetos, que a dançarina optou em seguir em carreira solo. E mesmo diante dos desafios da pandemia decidiu competir no Euroson Latino 2020 versão online na categoria solista de bachata feminino. Além de dançarina, Érica é fisioterapeuta e atua na linha de frente do combate a Covid-19, e é nas horas vagas que buscou espaço para montar sua coreografia de estreia na carreira solo.

  Em seu currículo também podemos encontrar participações em congressos, eventos e temporadas como: D&D be Unlike 2018(Sevilha/Espanha), Costa Cruzeiro, Brasil Bachata Festival 2018 e a edição summer de 2019.Além disso fez shows e ministrou aulas em importantes eventos, entre eles o BBF Summer 2019.

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil!
Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.
Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.
Há 30 anos, a Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta à diversidade cultural na área da dança.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.
Faça parte da Dança Brasil! Assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.
A arte da dança agradece.
Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual por apenas 3x R$37,00 https://linoleo.com.br/assine

 

 

Linóleo – Barras – Piso Flutuante

Promoção Aqui...
https://linoleo.com.br/ofertas