O mundo de olho nos bailarinos do Brasil

blog-image
Compartilhe

Contra fatos não há argumentos, o Brasil é o principal produtor de bailarinos do mundo.

Nomes como: Thiago Soares - Royal Ballet de Londres, Vitor Luis - São Francisco Ballet, Mayara Magri - Royal Ballet de Londres, Nathalia Arja - Miami City Ballet e dezenas de outros que hoje são profissionais e fazem parte principais companhias de dança do mundo, foram selecionados por escolas de formação através de concursos internacionais. Para os jovens estudantes do Brasil, participar de concursos internacionais é uma oportunidade de serem vistos analisadas e selecionados por diretores das mais conceituadas escolas de formação além de ampliar suas experiências em palco.

Este ano uma das etapas da maior competição de dança do mundo vai ser realizda de 12 á 14 de Outubro na cidade de São Paulo no Teatro do J. Safra, os selecionados participarão da grande final da Competição Mundial de Ballet - WBC que será realizada em 2019 na cidade de Orlando - Florida / Estados Unidos.

Na etapa Brasil devem ser selecionados mais de 25 bailarinos na modalidade solo e 06 na modalidade conjunto, totalizando mais de 150 bailarinos de diversas cidade do Brasil. Ainda devem ser distribuídos mais de 300 mil reais em premios através de bolsas de estudos, contratos de trabalho e produtos para dança. O World Ballet Competition é realizado no Brasil em parceria com o Instituto Dança Brasil dirigido pela maître de ballet Eleusa Lourenzoni que produz a mais de duas décadas diversos eventos de dança entre eles as Seletivas para o festival de dança de Joinville, Prêmio Personalidade da Dança, Gala Ismael Guiser e os Festivais Dança Brasil.

O World Ballet Competition há 12 anos é realizado na cidade de Orlando - Florida / Estados Unidos onde recebeu de 11 a 26 de junho no Teatro Bob Carr na cidade de Orlando - Florida / Estados Unidos, participantes de 24 países e 20 estados Americanos de mais de 100 escolas de dança e companhias de todo o mundo. Este ano a grande (2018) a final realizada em junho ultimo recebeu, 325 jovens bailarinos selecionados com idadea entre 9 e 24 anos, onde competiram por 150 mil dolares em prêmios através bolsas de estudos, prêmios em dinheiro, ofertas de emprego e material de dança. Todos os bailarinos foram pré-selecionados através de um rigoroso processo de seleção nas modalidades: Solistas, Pas de Deux e Conjuntos. Nesta edição o Brasil foi representado pelas escolas: Jazz & Cia, Eloo Escola de Dança, Ballet Zulma Emrich, Ballet Paula Gasparini, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Studio Arte dos Pés, Centro de Dança Rio, Studio de Danças Marcia Pee, Ballet Evelyn entre outras.

Um painel de 16 juízes representou uma lista impressionante de profissionais de dança de classe mundial, incluindo Brian Yoo (Balé da Coréia do Sul), Pasha Kambalov (First State Ballet Theatre), Rodney Rivera (Balé de Porto Rico) e Willy Shives (Ballet San Antonio), Eleusa Lourenzoni (Maitre de ballet e representante do WBC no Brasil), entre outros.

O evento foi transmitido AO VIVO on-line para todo o mundo com audiencia de 250 mil internautas por dia. O streaming de cada dia começa com uma transmissão pré-show onde leva os espectadores aos backstage e entrevistas com os concorrentes. A competição em si é notável por seu sistema de pontuação eletrônico, que compartilha resultados instantaneamente com a platéia e os espectadores online de todo mundo. A cerimônia de premiação acontece no ultimo dia do concurso, seguido com uma noite de gala com performances de tirar o fôlego por artistas convidados profissionais de renome.

SERVIÇO:

World Ballet Competition Open São Paulo

Data: de 12 á 14 de Outubro

Horários: Dia 12 ás 17hs, dias 13 e 14 ás 15hs

Local: Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01140-050

Telefone: (11) 3611-3042

Ingressos - Dias 12 e 13 - Inteira R$ 50,00 - Meia R$ 25,00 - Dia 14 Grátis

Mais informações: www.worldballetcompetition.com