PANDEMIA, DESAFIOS E INCERTEZAS

Compartilhe

PANDEMIA, DESAFIOS E INCERTEZAS

Boa parte de nossos alunos estão em casa já pelo segundo ano consecutivo, trata-se de uma situação sem precedentes, desde a gripe “Espanhola” no século passado e, ainda não sabemos quais serão os efeitos disso na formação de nossos alunos, Neste “vai e vem.. abre e fecha das escolas”, e nessa fase difícil muitos pais estão estressados, sem condições de darem atenção aos filhos, porque também tem de dar conta de seus afazeres. Professores e demais profissionais da arte da dança ainda estão sem saber como lidar com esta nova realidade. Há os que consideram as medidas dos governos municipais, estaduais excessivas, mas o fato é que infelizmente o número de infectados e mortos aumentou, e a preocupação com a pandemia é enorme. O número de imunizados é insuficiente, por isso persistem as recomendações de distanciamento social, higienização, e outras medidas preventivas.

A pergunta que se faz: como evitar os excessos de restrições impostas e viabilizar o mínimo de atividade presencial para que nossos negócios possam persistir, tendo em vista que nem todos podem desenvolver atividades on line, já que a arte da dança  não foi idealizada para ser on line
Não é uma questão fácil de resolver. O fato é que o ensino da dança on line nao é uma tarefa fácil, as escolas estão se reinventando para continuar as atividades. Uma grande parte significativa da comunidade da dança, está ainda sem saber como fazer em meio aos desafios da atualidade. Não existe um manual, uma receita pronta, um roteiro para ser seguido. Tudo é novidade, aprendizado, conhecimento mútuo. Por outro lado, pais que precisam gerenciar suas carreiras em home office, em tempo integral, e ainda atender as demandas dos filhos, que não podem também ficar sem acompanhamento ou ociosos. Mais do que acompanhar a rotina de aulas com os filhos, o momento deve ser usado também para fortalecer os laços familiares. Nesse momento de incertezas, talvez devemos orientar as famílias para que aproveitem esse tempo juntos sem a correria da vida e do dia-a-dia com seus filhos. Esperamos que prevaleça cada vez mais a solidariedade entre professores, profissionais da dança, pais e alunos, para que encontrem meio de superar os problemas decorrentes do impacto da pandemia. É assim que conseguiremos boas respostas aos desafios do momento. Permanecem duas grandes questões difíceis de serem superadas: famílias que não tem acesso à INTERNET e como convencer uma criança  com menos de 10 anos a estudar ONLINE.

Eleusa Lourenzoni – Atua na área da dança há 45 anos, graduada pela Universidade de Artes de São Paulo – Dança - Teoria e Crítica, especializada na terminologia de Ballet e Historia da Dança, formada pela Escola Municipal de Bailados de SP, Royal Acamy of Dance de Londres. Atuou em companhias como o Ballet do Teatro Municipal da Cidade de São Paulo (atual Balé da Cidade de SP), Ballet Maria Olenewa, Balé de Camara de Cidade de São Paulo, Ballet e Cia entre outras Companhias Profissionais. É curadora e produtora artística do Festival de Dança Brasil - Seletiva do Festival de Dança de Joinville, Gala Ismael Guiser e do Prêmio Personalidade da Dança e representante do Festival Tanzolymp – Berlin para Portugal. Nos Estados Unidos, júri e aulas no World Ballet Competition e, Internacional Guest da Central Florida Balelt em Orlando - EUA. Na Europa no Estudio Plus Tanz - Berlin – Alemanha e, em Portugal Centro de Dança Porto.

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil!
Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.
Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.
Há 30 anos, a Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta à diversidade cultural na área da dança.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.
Faça parte da Dança Brasil! Assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.
A arte da dança agradece. Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual por apenas 3x R$37,00 https://linoleo.com.br/assine

 

Linóleo – Barras Ballet em Promoção Aqui... https://linoleo.com.br/ofertas