Quando o aluno está do outro lado da tela

Compartilhe

Quando o aluno está do outro lado da tela

Pandemia exige adaptações para professores

Ambiente com boa iluminação, sem ruídos e internet estável. Essas são algumas das preocupações que passaram a fazer parte da rotina de quem está ministrando aulas online. E, como não é todo mundo que lida bem com câmeras e tecnologia, há algumas dicas que podem ajudar a conquistar um bom desempenho nessas aulas. Testar a internet, microfone e câmera antes da aula e conferir se não é necessário baixar algum aplicativo (exemplo zoom) passaram a serem algumas das principais preocupações. O professor, além de se preparar, deve encontrar um bom ambiente em casa e avisar aos demais familiares ou moradores que irá ministrar uma aula. “É importante deixar as pessoas de casa cientes que você esta ministrando aulas online, para que não tenha interrupções e, caso isso aconteça, estar preparado para lidar ao vivo.

A câmera deve estar sempre ligada durante a aula e, por isso, a escolha do local é tão importante. Ambientes sem ruídos e com boa iluminação já ajudam os professores e também utilizar barra móvel e linóleo. “Se possível, escolha um ambiente neutro, organizado e sem informações demais, que você tenha controle e perto de janelas ou outras fontes de luz”. Apesar de estar em casa, utilizar roupas e sapatos de aula, atenção à linguagem corporal e ao tom de voz seguem valendo como se uma aula fosse presencial.

Questões como competência em se adaptar à mudança e capacidade de concentração estão sendo ainda mais observadas por alunos e diretores. Esses pontos se tornaram fundamentais, pensando que o profissional terá que se adequar ao trabalho remoto e, depois, à volta do presencial.

Além da preparação especial dos professores, eles também precisaram se adequar para aulas de forma mais objetiva, para que seja possível utilizar o tempo de forma mais produtiva.

Com as aulas sendo realizada de forma remota (online) você até pode conseguir ter uma quantidade maior de alunos até de outras cidades e regiões do país, já que eles não enfrentam mais dificuldades com a questão do deslocamento e seus custos.

A busca por novos alunos também segue concentrada online, já que em muitas cidades à volta as aulas ainda é incerta.

 

Por Eleusa Lourenzoni - Formada em dança pela, Escola Municipal de Bailados de São Paulo (1977),   Royal Academy of Dance de Londres (1981) e graduada pela Universidade Belas Artes de São Paulo em   História da arte especializada na terminologia do Ballet e História da Dança (1986). Vice Presidente no   Brasil do Conselho Internacional da Dança - CID Unesco. Ministra workshops para professores de ballet e   instrutores de dança, tem publicado dezenas de vídeo-aulas - Baby Class, Iniciante, Avançado, Pontas e   Ballet Adulto. É Diretora Artistica e Curadora do Festival Dança Brasil – Seletiva Joinville, professora   convidada no Studio Puls (Berlin), representante em Portugal do Festival Tanzolymp (Alemanha) e Co-   produtora do Aveiro Intensive Dance Summer. Nos Estados Unidos faz parte do júri e ministra aulas no   World Ballet Competition (Orlando), Summer no Central Florida Ballet (Orlando) e do Dance Art Criative   (Nova Iorque), em Portugal ministras aulas no Centro de Dança do Porto e nas cidades de Guimarães, Aveiro e Lisboa, no Brasil tem seu Studio onde realiza estudos, aulas para professores e profissionais, além de coach para solistas.

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil!
Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.
Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.
Há 27 anos, a Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta à diversidade cultural na área da dança.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.
Faça parte da Dança Brasil! Assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.
A arte da dança agradece.
Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual por apenas R$ 55,00.
https://checkout.yapay.com.br/transacao/t7ad201b02198eb1521da9bacbcfd6980