Retenção de Alunos, Você já ouviu falar...

Compartilhe

Uma das perguntas mais frequentes que eu vejo por ai é:

"Eleusa, os professores da minha escola são todos molengas na retenção de alunos. O que eu devo fazer para profissionalizar essa turma?"

Primeiro, defina com MUITA CLAREZA o que é retenção para a sua escola.

Se você não explicar DIREITO para a galera o que significa RETENÇÃO, com EXEMPLOS e HISTÓRIAS da própria escola, a galera pode encontrar uma desculpa para falar que não entendeu.

Cabe ao diretor explicar, explicar, explicar o que é retenção para a sua escola até todo mundo entender. Como se faz isso? Colocando o dedo na ferida, sendo ultra objetivo e assertivo em suas colocações, e se for o caso, trocando a galera.  É fato. Sangue NOVO rejuvenesce a escola.

SANGUE NOVO coloca pilha nos velhacos que estão acomodados com os resultados de sempre. SANGUE NOVO gera conflito e faz a turma se mexer.

Quer profissionalizar os professores também para retenção?

Antes de descer a lenha no seu professor, e chamá-lo de amador, faça uma reflexão sobre o nível de profissionalismo da diretoria.

Quer ver algumas coisas?

1. Você é PROFISSIONAL em energizar a galera para ter pique máximo 10 horas por dia 7 dias por semana?

4. Você é PROFISSIONAL em ampliar os alunos de todas as turmas de sua escola com marketing e propaganda acertiva nos principais meios de comunicação disponíveis?

6. Você é PROFISSIONAL em se relacionar com os professores de sua escola e a sua equipe?

8. Você é PROFISSIONAL e ambiciosa o suficiente para sonhar grande e fazer a turma perceber o quanto quer crescer e ir muito longe?

9. Você é PROFISSIONAL o suficiente para estudar o ciclo de rotatividade, e criar iniciativas de geração de demanda para encurtar o tempo de rotatividade ao invés de ficar jogando a culpa em preço e concorrência?

10. Você é ÉTICA o suficiente para ser humilde e reconhecer que não faz nada disso, e por isso não pode exigir profissionalismo dos seus professores já que ele não passam de amadores?

Galera, eu posso listar outras  tarefas que uma diretora de PULSO FIRME deveria realizar. Enquanto não fizer isso, não rola profissionalismo na retenção de alunos entre outros fatores.

Agora, se você não é profissional, e não tem pegada para fazer isso, SE VIRA, faz você sozinho!

 

Por Eleusa Lourenzoni - Formada em dança pela, Escola Municipal de Bailados de São Paulo (1977),   Royal Academy of Dance de Londres (1981) e graduada pela Universidade Belas Artes de São Paulo em   História da arte especializada na terminologia do Ballet e História da Dança (1986). Vice Presidente no   Brasil do Conselho Internacional da Dança - CID Unesco. Ministra workshops para professores de ballet e   instrutores de dança, tem publicado dezenas de vídeo-aulas - Baby Class, Iniciante, Avançado, Pontas e   Ballet Adulto. É Diretora Artistica e Curadora do Festival Dança Brasil – Seletiva Joinville, professora   convidada no Studio Puls (Berlin), representante em Portugal do Festival Tanzolymp (Alemanha) e Co-   produtora do Aveiro Intensive Dance Summer. Nos Estados Unidos faz parte do júri e ministra aulas no   World Ballet Competition (Orlando), Summer no Central Florida Ballet (Orlando) e do Dance Art Criative   (Nova Iorque), em Portugal ministras aulas no Centro de Dança do Porto e nas cidades de Guimarães, Aveiro e Lisboa, no Brasil tem seu Studio onde realiza estudos, aulas para professores e profissionais, além de coach para solistas.

 

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil!
Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.
Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.
Há 29 anos, a Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta à diversidade cultural na área da dança.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.
Faça parte da Dança Brasil! Assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.
A arte da dança agradece.
Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual por apenas R$ 55,00.
https://checkout.yapay.com.br/transacao/t7ad201b02198eb1521da9bacbcfd6980