VITORIA!!! Prefeitura do Rio garante mais quatro anos de dança no Centro Coreográfico

blog-image
Compartilhe

VITORIA!!! Prefeitura do Rio garante mais quatro anos de dança no Centro Coreográfico

A Prefeitura da Cidade do Rio, por meio da Secretaria de Cultura, renova por mais quatro anos o contrato de ocupação do Centro Coreográfico da Cidade do Rio. Na modalidade de comodato, ou seja, a concessão do espaço sem gastos para os cofres públicos, junto ao Grupo Pão de Açúcar, o termo foi publicado nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial.

– Hoje nós garantimos não só a continuidade da utilização do espaço, mas, o fomento a ações de reflexão e diferentes expressões artísticas na dança. Como gestores nós vamos passar, mas as políticas que construímos irão permanecer. O Centro Coreográfico é um espaço de muita importância para a Cultura carioca e todo o Brasil! Por mais quatro anos a dança na cidade do Rio terá a sua casa! – afirmou o secretário de Cultura Adolfo Konder.

No ano em que completa seu 16º aniversário, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio, bem como toda a classe artística, celebra a vitória para a Cultura carioca.

“Como estudante, bailarino profissional, coreógrafo e hoje diretor artístico, acompanhei todo o desenvolvimento do Centro Coreográfico ao longo desses 16 anos anos de muita dança na cidade do Rio. Vi muitas companhias de dança alcançarem a profissionalização e a dignidade nas suas produções através dos espaços deste equipamento cultural público. A dança segue em sua casa pública, um dos principais espaços de arte da América Latina!”, destaca Diego Dantas, coordenador do Centro Coreográfico.

Para Gil Santos, diretor administrativo, o Centro marca a pluralidade e a diversidade na dança carioca.

“O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fomenta ações fruição, memória e difusão da dança, contemplando a diversidade das expressões em dança negra, contemporânea, videodança, ballet, dança educação, dentre outras, seguindo sua vocação de principal apoiador da pluralidade em dança na cidade!”.

Centro Coreográfico na pandemia – Neste período de pandemia , a equipe do Centro Coreográfico vem elaborando seleções de vídeos com alguns dos espetáculos de dança que passaram pelo palco do Teatro Angel Vianna, além de conversas ao vivo com projetos e produções parceiras que iriam ocupar fisicamente o Centro Coreográfico ao longo do ano de 2020.

O primeiro projeto, “Centro Coreográfico em Casa”, foi criado em março, e consiste em uma programação virtual de espetáculos que já conta com mais de 10 edições. Além de outras produções de sucesso como “Midiateca em Movimento: artistas-residentes em foco”, “Painel Dança-Educação”, “Face a Face: videodança em debate” , realizado em parceria com o Face a Face plataforma de artes performativas, que estava pautado para acontecer fisicamente em 2020, entre outros. Todos elaborados pela equipe do Centro neste momento de pandemia.

O Centro recebe uma média de 35 companhias a cada semestre para atividades de pesquisa, ensaios e apresentações informais. E mesmo em isolamento social, as companhias e artistas residentes colaboram com toda programação online.

Imagem - Centro Coreográfico da Cidade do Rio, bem como toda a classe artística, celebra a vitória para a Cultura carioca. Foto: Divulgação

Fonte - https://prefeitura.rio/cultura

 

Ajude-nos a manter o trabalho da Dança Brasil!
Nosso jornalismo acompanha e divulga a arte da dança.
Está a serviço da arte da dança e da diversidade de opinião.
Há 27 anos, a Dança Brasil exercita o jornalismo transparente, fiel à verdade factual, atenta à diversidade cultural na área da dança.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores.
Faça parte da Dança Brasil! Assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica.
A arte da dança agradece.
Clique no link abaixo e faça sua assinatura anual por apenas R$ 55,00.
https://checkout.yapay.com.br/transacao/t7ad201b02198eb1521da9bacbcfd6980