O Pavão Misterioso encerra temporada 2025 do Ballet Municipal no Teatro Alberto Maranhão

 

A encenação do espetáculo O Pavão Misterioso marcou o encerramento das atividades oficiais do Ballet Municipal Professor Roosevelt Pimenta em 2025. As apresentações aconteceram em duas sessões na sexta-feira, dia 12, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), reunindo quase 200 bailarinos em cena e um público expressivo.

Inspirado na obra de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, o espetáculo é uma adaptação de um dos mais conhecidos cordéis nordestinos, apresentado neste ano em formato de dança pelo Ballet Municipal. A montagem reafirma o compromisso da instituição com a valorização da cultura popular brasileira, aliada à formação técnica e artística de seus alunos.

Presente às apresentações, a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, destacou a relação entre os equipamentos culturais da Prefeitura e a população. Segundo ela, a proposta é ampliar o acesso às produções artísticas da cidade.
“Em 2026, veremos muito mais o Ballet e a Sinfônica de Natal em apresentações públicas e gratuitas pela cidade”, afirmou.

 

Formação técnica e novos caminhos artísticos

De acordo com o coreógrafo e autor da montagem, Dimas Carlos, o espetáculo encerra o calendário anual do Ballet Municipal, mas integra um processo mais amplo de transformação pedagógica. A instituição passou a adotar uma nova metodologia de ensino baseada no método Vaganova, da dança clássica russa, reconhecido internacionalmente e utilizado por companhias como o Bolshoi.

“Ao longo de seus mais de 50 anos de história, o Ballet Municipal experimentou diferentes metodologias — francesa, italiana e cubana. Agora adotamos o estilo da dança clássica russa, e em breve iremos mostrar os resultados desse trabalho”, explicou.

Há 11 anos à frente do Núcleo de Dança da Funcarte, Dimas Carlos informou ainda que um novo espetáculo já está em fase de montagem e terá como tema a história da arte, passando pela Commedia dell’Arte até os dias atuais.

“Hoje temos um formato acadêmico de ensino, no qual técnica e arte caminham juntas de forma apurada. Daqui a alguns anos, formaremos a primeira turma nesse modelo, o que representa um avanço inédito para o Ballet da cidade”, destacou. Em 2025, o Ballet Municipal atendeu 150 alunos, e novas inscrições deverão ser abertas pela Funcarte.

Arte, acesso e formação de público

Entre os espectadores, a funcionária pública Graça Oliveira ressaltou a importância do espetáculo como experiência cultural e educativa.
“É a oportunidade de levar nossos filhos para assistir a uma peça de qualidade e gratuita, com talentos da idade deles no palco. É inspiração e lazer. Está tudo muito bonito”, comentou.

Dando continuidade à circulação do trabalho, no próximo dia 28, uma suíte do espetáculo O Pavão Misterioso será apresentada no Passo da Pátria, com participação do Ballet Municipal e da Banda Sinfônica de Natal, em formação reduzida. A apresentação terá duração aproximada de 15 minutos, ampliando o acesso da população às produções artísticas da cidade.

Cia Paulista de Dança apresenta Giselle, um dos maiores clássicos do ballet mundial

 

A Cia Paulista de Dança, sob a Direção Artística de Adriana Assaf, apresenta ao público o espetáculo Giselle, um dos mais emblemáticos balés de repertório da história da dança. Obra-prima do romantismo, Giselle retorna aos palcos em uma remontagem que preserva a tradição do clássico e, ao mesmo tempo, valoriza a força interpretativa dos bailarinos contemporâneos.

 

Com música de Adolphe Adam, libreto de Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges e Théophile Gautier, e coreografia original de Jules Perrot e Jean Coralli (1840), o espetáculo emociona gerações ao narrar uma história intensa de amor, traição, perdão e redenção.

 

Uma história atemporal sobre amor e humanidade

Considerado um dos balés mais famosos e populares do mundo, Giselle atravessa séculos mantendo sua força poética e dramática. Dividido em dois atos, o ballet conduz o público por uma narrativa que transita entre o mundo real e o sobrenatural, revelando a profundidade dos sentimentos humanos.

 

Ato I
A história se passa em uma pequena vila europeia do século XIX. Giselle é uma jovem camponesa sensível e apaixonada pela dança, que vive com sua mãe viúva. Ela se apaixona por Albrecht, um jovem que se apresenta como camponês, mas que, na verdade, é um nobre prometido a outra mulher, Bathilde. Ao descobrir a traição, Giselle entra em um estado de profunda desilusão, enlouquece e morre de tristeza.

 

Ato II
No segundo ato, Giselle retorna como uma Wili, espírito de noivas traídas que vagam pela floresta durante a noite em busca de vingança. Sob o comando de Myrtha, rainha das Wilis, Giselle é convocada a dançar com Albrecht até a morte. No entanto, o amor e o perdão falam mais alto: Giselle protege Albrecht, salvando-o da condenação e concedendo-lhe o perdão final antes de retornar ao seu túmulo, deixando-o entregue ao arrependimento e à memória de seu amor perdido.

 

Tradição, excelência e emoção em cena

A remontagem assinada por Adriana Assaf reafirma o compromisso da Cia Paulista de Dança com a preservação do repertório clássico, aliando rigor técnico, sensibilidade artística e uma encenação que dialoga com o público contemporâneo. Giselle é um convite à contemplação da beleza, da emoção e da potência narrativa do ballet clássico.

 

Quando e Onde

Cia Paulista de Dança – Adriana Assaf apresenta

GISELLE

Ballet Clássico de Repertório

Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Gênero: Ballet

Datas e horários:
23, 24 e 25 de janeiro de 2026
Sexta e sábado, às 20h
Domingo, às 18h

Ingressos: de R$ 40 a R$ 140

Bilheteria

Quartas e quintas: das 14h às 21h

Sextas, sábados e domingos: das 14h até o horário do espetáculo

Formas de pagamento: cartões de débito e crédito (Amex, Diners, Elo, Mastercard, Visa e Hipercard)

Não aceita cheques

Telefone: (11) 3611-3042

 

Local

Teatro J. Safra – 627 lugares
Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo/SP
Telefones: (11) 3611-3042 | (11) 3611-2561

Abertura da casa: 2 horas antes do início do espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão.
Acessibilidade para pessoas com deficiência física.
Estacionamento: Valet Service (estacionamento do teatro) – R$ 30,00.

São Paulo recebe estreia brasileira de
“Carmina Burana Ballet”, da Vortice Dance Company

 

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2026, São Paulo será palco de um dos acontecimentos artísticos mais aguardados da temporada: a estreia brasileira de “Carmina Burana Ballet”, criação da prestigiada Vortice Dance Company, de Portugal. O espetáculo, que une dança, música e tecnologia multimídia, promete emocionar o público com sua força estética e sensorial, oferecendo uma leitura contemporânea da célebre cantata de Carl Orff.

As apresentações acontecem no Teatro Liberdade, entre 22 de janeiro e 22 de fevereiro, marcando a primeira passagem da companhia pelo Brasil e consolidando São Paulo como epicentro latino-americano das grandes produções internacionais.

Sob a direção artística e coreográfica de Cláudia Martins e Rafael Carriço, “Carmina Burana Ballet” transcende fronteiras ao fundir a expressividade corporal com a inovação tecnológica. O espetáculo conduz o público por uma jornada intensa, onde destino, desejo e emoção se entrelaçam sob o olhar simbólico da deusa Fortuna, representação do ciclo eterno da vida.

Concebida nos claustros do Mosteiro de Alcobaça, em Portugal, a obra nasceu de uma reflexão sobre o corpo, o isolamento e a busca pela transcendência. O resultado é uma criação de forte carga física e emocional, que explora o contraste entre o sagrado e o profano, o desejo e a decadência, o confinamento e a libertação.

“É uma obra de entrega total — física, emocional e espiritual”, definem os diretores Cláudia Martins e Rafael Carriço.

Inspirada nos manuscritos medievais “Carmina Burana” (Canções de Beuren), que exaltam o amor, a luxúria e o prazer, a Vortice Dance Company eleva a icônica obra de Orff a uma dimensão transmídia. Projeções monumentais, cenários imersivos e uma tessitura coreográfica intensa criam uma experiência sensorial única, em que o público é envolvido por luz, som e movimento num espetáculo de beleza hipnótica.

Sobre a Vortice Dance Company

Fundada e dirigida pelos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, a Vortice Dance Company é uma das mais conceituadas companhias de dança contemporânea de Portugal. Reconhecida internacionalmente por sua fusão de dança, artes digitais e performance visual, já apresentou suas produções em mais de 30 países.

Entre as obras de destaque estão “A Sagração da Primavera”, “Drácula”, “Jouska”, “Soliloquy about Wonderland” e “Chroma”. A companhia é referência por sua sofisticação estética, intensidade física e uso inovador de tecnologia em cena.

A turnê brasileira de “Carmina Burana Ballet” conta com o apoio à internacionalização da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes.

Serviço

Espetáculo: Carmina Burana Ballet
Companhia: Vortice Dance Company (Portugal)
Direção: Cláudia Martins & Rafael Carriço
Local: Teatro Liberdade – Rua São Joaquim, 129, Liberdade, São Paulo
Datas: 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2026
Ingressos: disponíveis pela Sympla

Contato para imprensa e parcerias: vortice.dance@gmail.com